16 outubro 2006

Feliz dia da Saúde Mental, Dia da Criança e Dia do Professor

por Fábio Reynol

O que o Dia da Saúde Mental tem a ver com o Dia da Criança e com o do Professor? Seria mero acaso do destino que as três datas fossem colocadas no mês de outubro dentro do pequeno intervalo de cinco dias? Segundo minha teoria da conspiração foi um professor o criador das três. Quem já passou por uma sala de aula sabe: lecionar é tentar promover a saúde mental alheia em prejuízo da própria.

Dona Elzinha quase teve uma síncope nervosa ao tentar alfabetizar a nossa classe. Dona Neuzinha pediu afastamento após as frustradíssimas tentativas de inculcar a tabuada do sete na cabeça dos infantes. No segundo grau, tive um professor que suava frio toda vez que entrava na classe, e olhe que só foram duas vezes. Na terceira semana, a coordenadora educacional anunciou: "o professor de vocês fugiu". Recobrara a sanidade mental, o coitado.

O tempo passava, a faixa etária da classe subia e a dialética professor-aluno só se aprofundava. De um lado um inocente tentando dar comprovação científica ao valor do serviço que prestava (e pelo qual ganhava uma merreca). Do outro, um bando de rebeldes que nunca entendia por que só o professor era remunerado, já que era o único naquela sala presente de livre e espontânea vontade. Como convencer os jovens que estar sentado naquela carteira era melhor do que passar o dia na piscina do clube, na frente da televisão ou no campinho do bairro jogando pelada? É um exercício argumentativo fenomenal tentar mostrar que "estudando se vai longe" e desperdiçando o tempo no terrão de várzea o máximo que se pode conseguir é um salário milionário no Vasco, no São Paulo ou no Real Madrid.

No entanto o mais impressionante é que, na maior parte dos casos (graças a Deus), o professor acaba convencendo e a cada ano mais crianças saem das faculdades com seus canudos nas mãos. Muitos deles serão bem sucedidos na profissão, alguns vão pendurar o diploma na parede e vender bananas e acabarão mais ricos do que os primeiros. Outros ainda vão se graduar e mandar a sanidade mental às favas. Estes se tornarão professores.

Feliz Dia da Saúde Mental. Feliz Dia da Criança. Feliz Dia do Professor. Todo mundo já recebeu felicitações por pelo menos uma dessas datas, mas não há quem mereça as três ao mesmo tempo.

Nenhum comentário: